Melhorar a vida das famílias que vivem no campo e a qualidade do deságue nos rios e mananciais. Foi com essa missão que nasceu em 2009 o Projeto Olho D’Água, numa parceria entre a Nortox e a Cooperativa Agroindustrial de Mandaguari (Cocari). O Olho D’Água é voltado para a recuperação de minas e nascentes e deu tão certo que é uma das ações ambientais mais reconhecidas e premiadas no seu formato.

Foi escolhido pelo Ministério da Agricultura e Abastecimento (Mapa) para a publicação “Gestão Sustentável na Agricultura”, edição 2014, que elencou as melhores práticas ambientais no meio agrícola em todo o Brasil. Recebeu o Prêmio Ambiental Chico Mendes em 2014 e, desde então, vem recebendo anualmente o Selo Verde de Sustentabilidade emitido pelo mesmo Instituto como referência de ação em favor do meio ambiente. Também em 2014, ficou em primeiro lugar na nona edição do Prêmio Cooperativa do Ano, da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB).

Ainda em 2014, a parceria Nortox/Cocari levou o Olho D’Água para Goiás. E o Projeto não para de crescer. Em novembro de 2019, ele foi lançado no Estado de São Paulo através de parceria entre a Nortox e a Coopercitrus. No total, já são mais de mil minas restauradas. E para os próximos anos, a previsão é de que se estenda a outros estados, com a participação de novos parceiros interessados em multiplicar seus excelentes resultados.

Mina d’Água antes…

… e depois de ser recuperada pelo projeto