Milho: expectativa de produtividade aumenta no Paraná, Goiás, Minas Gerais e São Paulo

A AgRural revisou nesta semana os seus números para a primeira safra de milho 2017/2018. Sem alterações na área, que segue estimada em 2,8 milhões de hectares, a produção de milho verão do Centro-Sul do Brasil teve um leve incremento, passando dos 19,7 milhões de toneladas estimados em dezembro para 19,9 milhões. Na safra 2016/2017, a produção da região foi de 25 milhões de toneladas.

O pequeno aumento da produção de milho em relação ao mês anterior deveu-se à melhora da expectativa das produtividades de Paraná, Goiás, Minas Gerais e São Paulo. Os incrementos nesses estados superam as perdas causadas pela falta de umidade em dezembro e início de janeiro no Rio Grande do Sul. A produtividade média do Centro-Sul é estimada pela AgRural em 117,7 sacas por hectare, ante 116,7 sacas na projeção de dezembro e 123,9 sacas na safra 2016/17.

Produção brasileira de milho verão

Somando-se a estimativa da AgRural para o Centro-Sul com os números da Conab para o Norte/Nordeste, a produção brasileira de milho verão na safra 2017/18 fica em 25,1 milhões de toneladas, ante 24,9 milhões na estimativa do mês passado e 30,5 milhões de toneladas na safra 2016/17.

Segunda safra de milho

Para a safrinha de milho, a AgRural segue com a estimativa divulgada em 15/dez, de 59,2 milhões de toneladas. Essa produção é resultado de uma queda prevista de 11,2% na área plantada (para 10,8 milhões de hectares) e da linha de tendência de produtividade. Os números serão revistos no início de fevereiro.

Produção total

Com a revisão da safra de verão, a produção total de milho do Brasil na safra 2017/18 é estimada agora em 84,3 milhões de toneladas, contra 84,1 milhões na estimativa de dezembro e 97,6 milhões na safra 2016/17, informou a AgRural em comunicado. (SFagro)

Continue Lendo

26 Mar Mensagem ao produtor rural, aos nossos clientes e fornecedores

Mensagem ao produtor rural, aos nossos clientes e fornecedores

Geral

Milhões de pessoas estão isoladas em suas casas devido à pandemia do coronavírus. Porém, para que essas pessoas fiquem em casa, muitas outras precisam trabalhar para garantir itens básicos, como o pão na mesa. É assim no campo, onde o produtor segue trabalhando de sol a sol, é assim com as empresas de transporte, com […]

Mais Detalhes
13 Feb Milho: Mercado brasileiro deve manter preços firmes durante todo ano

Milho: Mercado brasileiro deve manter preços firmes durante todo ano

Economia

O mercado brasileiro de milho deverá manter seus preços fortes e remuneradores durante todo o ano de 2020, segundo avalia o analista Roberto Carlos Rafael, da Germinar Corretora. Os estoques baixos e a demanda firme – tanto no consumo interno, quanto para exportação – deverão ser os dois principais fatores de sustentação dos valores. Rafael […]

Mais Detalhes
27 Jan Silos públicos do Porto de Paranaguá voltam a receber cargas

Silos públicos do Porto de Paranaguá voltam a receber cargas

Economia

Depois de reformas e um ostensivo controle de pragas, os silos públicos horizontais do Corredor de Exportação do Porto de Paranaguá voltam a receber carga. Localizados no cais, em frente aos berços 212 e 213, os armazéns são destinados ao farelo de soja. A expectativa dos operadores é movimentar 120 mil toneladas do produto pela […]

Mais Detalhes