Colheita de soja no Brasil vai a 92% da área; chuva atrapalha no RS

A colheita de soja da safra 2018/19 no Brasil avançou para 92 por cento da área até a última quinta-feira (18), alta de 4 pontos percentuais em uma semana, mas com chuvas no Rio Grande do Sul atrapalhando os trabalhos, informou a AgRural nesta segunda-feira.
 
As atividades de campo estão concentradas basicamente no Estado gaúcho e no Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), regiões que tradicionalmente cultivam soja de ciclo mais tardio. “No Rio Grande do Sul, as chuvas registradas nesta semana deixaram o ritmo um pouco mais lento, mas as produtividades seguem agradando. No Matopiba, o tempo mais firme desta semana favoreceu o avanço das colheitadeiras”, comentou a consultoria em boletim semanal.
 
“Nesta reta final, a preocupação dos produtores da região (Matopiba) é com áreas que receberam muita chuva no início de abril, quando estavam entrando em maturação. O receio é de que, agora, na colheita dessas áreas, surjam problemas de qualidade causados por aquelas precipitações.”
 
Segundo a AgRural, a colheita nacional está ligeiramente acima dos 91 por cento de um ano atrás e também da média de cinco anos. A consultoria projeta produção total na temporada vigente de 114,6 milhões de toneladas. O Brasil é o maior exportador global da commodity.

Continue Lendo

23 Apr BOLETIM DE VOTO À DISTÂNCIA – Assembleia Geral Extraordinária da Nortox S.A. de 30 de abril de 2021, às 09:00 (nove horas).

BOLETIM DE VOTO À DISTÂNCIA – Assembleia Geral Extraordinária da Nortox S.A. de 30 de abril de 2021, às 09:00 (nove horas).

Geral

O presente boletim deve ser preenchido caso o acionista opte por exercer o seu direito de voto à distância, nos termos do § 2º-A do artigo 124 da Lei 6.404, de 15 de dezembro de 1976, conforme alterada pela Lei 14.030,de 28 de julho de 2020, conforme regulamentado pela Instrução Normativa do Departamento Nacional de […]

Mais Detalhes
29 Jan Falece em Rolândia Herbert Bartz, pioneiro do plantio direto na palha

Falece em Rolândia Herbert Bartz, pioneiro do plantio direto na palha

Geral

Faleceu na madrugada dessa sexta-feira (29), em Rolândia, no Paraná, o produtor Herbert Bartz, aos 83 anos. Bartz foi um dos pioneiros da introdução do Sistema de Plantio Direto na Palha. Segundo informações repassadas por sua filha, a pesquisadora Marie Bartz, Herbert faleceu por falência múltipla dos órgãos, em decorrência de uma pneumonia. Ele deixa […]

Mais Detalhes
25 Jan Cooperativas responderam por 33,8% das exportações do agronegócio paranaense em 2020

Cooperativas responderam por 33,8% das exportações do agronegócio paranaense em 2020

Economia

As cooperativas agropecuárias do Paraná responderam por 33,8% do valor exportado pelo agronegócio paranaense em 2020. É o que revela o levantamento feito pela Gerência de Desenvolvimento Técnico da Ocepar (Getec), com base em dados do Agrostat – Estatísticas de Comércio Exterior do Agronegócio Brasileiro, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). No ano […]

Mais Detalhes