Um exemplo de parceria em pesquisa e da soma de forças em favor da sustentabilidade. Assim foi definido o Projeto Peixe N’água, lançado em 2011.

O projeto, destinado a povoar bacias e rios da região do Pantanal Mato-grossense com peixes, obedecendo a critérios técnicos e científicos, é resultado de uma parceria entre a Nortox, o Grupo Bom Futuro e a Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT).

As ações do Peixe N’água se diferenciam por buscar ir além da soltura de peixes de fachada, promovendo um projeto inovador, completo, com começo, meio e fim. A intenção é colocar o peixe de volta na natureza através da realização de estudos, obedecendo a regras biológicas e ecológicas do modo de vida de cada uma das espécies, suas fases de desenvolvimento e crescimento.

As atividades são desenvolvidas desde maio de 2010, quando a Nortox e o Grupo Bom Futuro estabeleceram a parceria para fomentar o peixamento no Rio Itiquira, na região do Pantanal Mato-grossense. Na primeira soltura foram lançados cerca de 70 mil alevinos.

Os bons resultados e a metodologia do projeto são compartilhados com outras empresas e instituições de pesquisa, multiplicando as ações no Mato Grosso e em outros estados.

A Nortox acredita que ser uma empresa moderna hoje é muito mais do que oferecer bons produtos ao mercado. É preciso ter também responsabilidade social e enquadrar suas atividades dentro de um modelo de sustentabilidade, abrindo-se para boas parcerias como esta que resultou no projeto Peixe N’Água.