Parceria entre a Nortox e a Cooperativa Agropecuária e Industrial de Mandaguari (Cocari), o Projeto Olho D’Água tem como objetivo a recuperação de minas e nascentes. Lançado em 2009, ele já recuperou centenas de minas e nascentes localizados nos 18 municípios que compõem a área de atuação da Cocari no interior do Paraná. O sucesso do projeto foi tão grande que em 2014 a Nortox foi escolhida para receber o Prêmio Ambiental Chico Mendes, durante evento realizado no Clube Sírio, em São Paulo. Quase 500 empresas de todo o Brasil se inscreveram, mas apenas 60 obtiveram a pontuação necessária para receber o aval da premiação e a autorização para utilização do Selo Verde.

Também em 2014, o Projeto Olho D’Água ficou em primeiro lugar na categoria Desenvolvimento Sustentável, na nona edição do Prêmio Cooperativa do Ano, da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). O prêmio foi lançado em 2004, por meio de uma parceria entre o Sistema OCB e a revista Globo Rural.

Ainda em 2014, a parceria entre a Nortox e a Cocari levou o Projeto Olho D’Água para Goiás. O objetivo é que os associados e seus familiares da Divisão Cerrado também possam desfrutar de fontes de água limpa, tanto para consumo humano quanto nas atividades agrícolas. A recuperação aumenta a vazão de água das nascentes, contribuindo para a diversificação da fauna e flora do local e deságue com mais qualidade nos rios e mananciais da região.

Mina d’Água antes…

… e depois de ser recuperada pelo projeto