A Nortox, maior fabricante nacional de agroquímicos, completa em abril 63 anos com projetos socioambientais reconhecidos e premiados em todo o Brasil. Exemplo nesse sentido é o Projeto Olho D’Água, que no final de 2016 recebeu, pelo terceiro ano consecutivo, o Prêmio Chico Mendes de Responsabilidade Socioambiental. Desenvolvido através de parceria entre Nortox e a Cooperativa Agropecuária e Industrial de Mandaguari (Cocari), o projeto já recuperou mais de 700 minas e nascentes em dezenas de municípios do Paraná e Goiás.Quase 500 empresas se inscreveram para edição do Prêmio em 2016, das quais cerca de 45 obtiveram pontuação necessária para receber o aval da premiação e a autorização para a utilização do Selo Verde que promove a distinção e a valorização das marcas junto aos seus mercados consumidores.

Criada para incentivar e disseminar a aplicação de novos conceitos de desenvolvimento sustentável, a premiação é dividida em várias categorias e abrange a gestão responsável pública e privada, empreendimentos sustentáveis, produtos ecologicamente corretos e ações de destaque na área socioambiental. As empresas inscritas são analisadas por técnicos do Instituto Chico Mendes dentro de critérios que levam em consideração o potencial de poluição e grau de utilização de recursos naturais baseado na lei 10.165/2000, observando-se a gestão de negócios e a gestão socioambiental, além de outros critérios pertinentes a cada uma das categorias do prêmio.

O Projeto Olho D’Água também rendeu, em 2014, o Prêmio Cooperativa do Ano para a Cocari. A iniciativa foi da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), sendo que naquele ano concorreram 273 projetos desenvolvidos por 185 cooperativas. No mesmo ano, o projeto foi escolhido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para a publicação “Gestão Sustentável na Agricultura”.

“Na atual conjuntura global, não basta ter um excelente portfolio, uma estrutura moderna e uma equipe treinada e capaz. É preciso também ter sustentabilidade, mas com ações concretas, como a Nortox sempre fez ao longo da sua história”, afirma Guilherme Acquarole, gerente de Marketing, que recebeu o Prêmio Chico Mendes durante solenidade realizada no Clube Sírio, em São Paulo.