Milho: expectativa de produtividade aumenta no Paraná, Goiás, Minas Gerais e São Paulo

A AgRural revisou nesta semana os seus números para a primeira safra de milho 2017/2018. Sem alterações na área, que segue estimada em 2,8 milhões de hectares, a produção de milho verão do Centro-Sul do Brasil teve um leve incremento, passando dos 19,7 milhões de toneladas estimados em dezembro para 19,9 milhões. Na safra 2016/2017, a produção da região foi de 25 milhões de toneladas.

O pequeno aumento da produção de milho em relação ao mês anterior deveu-se à melhora da expectativa das produtividades de Paraná, Goiás, Minas Gerais e São Paulo. Os incrementos nesses estados superam as perdas causadas pela falta de umidade em dezembro e início de janeiro no Rio Grande do Sul. A produtividade média do Centro-Sul é estimada pela AgRural em 117,7 sacas por hectare, ante 116,7 sacas na projeção de dezembro e 123,9 sacas na safra 2016/17.

Produção brasileira de milho verão

Somando-se a estimativa da AgRural para o Centro-Sul com os números da Conab para o Norte/Nordeste, a produção brasileira de milho verão na safra 2017/18 fica em 25,1 milhões de toneladas, ante 24,9 milhões na estimativa do mês passado e 30,5 milhões de toneladas na safra 2016/17.

Segunda safra de milho

Para a safrinha de milho, a AgRural segue com a estimativa divulgada em 15/dez, de 59,2 milhões de toneladas. Essa produção é resultado de uma queda prevista de 11,2% na área plantada (para 10,8 milhões de hectares) e da linha de tendência de produtividade. Os números serão revistos no início de fevereiro.

Produção total

Com a revisão da safra de verão, a produção total de milho do Brasil na safra 2017/18 é estimada agora em 84,3 milhões de toneladas, contra 84,1 milhões na estimativa de dezembro e 97,6 milhões na safra 2016/17, informou a AgRural em comunicado. (SFagro)

Continue Lendo

04 Jul Brasil não tem onde armazenar safra recorde de grãos

Brasil não tem onde armazenar safra recorde de grãos

Sem categoria

Segundo estimativa de maio da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a safra brasileira de grãos de 2018 superará, novamente, suas projeções iniciais. Até o momento, o resultado deve ser o segundo maior da história, com previsão de mais de 232 milhões de toneladas, ganho de 1,3% em relação ao relatório do mês anterior. Além disso, […]

Mais Detalhes
19 Jun Influência dos consumidores cresce e modifica a produção

Influência dos consumidores cresce e modifica a produção

Economia

Estudo de pesquisadores da Embrapa traça o futuro da agricultura até 2030   Apesar de o Brasil ainda ser um país de baixa escolaridade (51% concluiu apenas o ensino fundamental e há elevado índice de analfabetismo funcional), o ativismo dos consumidores deve crescer nas próximas décadas em razão de seu maior acesso a informações por […]

Mais Detalhes
30 Mai Maggi recebe na OIE certificado do Brasil livre da aftosa

Maggi recebe na OIE certificado do Brasil livre da aftosa

Economia

O ministro Blairo Maggi (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) recebeu nesta semana, em Paris, durante a 86ª reunião da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) certificado que confere ao Brasil o status de livre da febre aftosa com vacinação. A nova condição sanitária, agora estendida a todos estados, além de Santa Catarina considerada livre sem vacinação, […]

Mais Detalhes