Home / Institucional / Histórico

A Nortox foi fundada em 14 de abril de 1954, em Apucarana - PR.

Iniciou suas atividades como indústria formuladora de inseticida em pó, destinado a combater a broca do café, numa época em que os cafezais eram uma das maiores fontes de riquezas do Brasil, cobrindo uma área contínua que ia do Norte Pioneiro às barrancas do Rio Paraná.

No começo dos anos 60, a Nortox entrou no mercado de inseticidas para lavouras de algodão. Em 1966, transformou-se em sociedade anônima, constituída com capital nacional. Ainda nessa década, pela necessidade de ampliar e diversificar a produção, transferiu-se para o Município de Arapongas, no Distrito de Aricanduva, onde construiu moderna unidade industrial.

A empresa começou no negócio de herbicidas em 1972, quando o mercado deste tipo de produto começava a crescer. Pouco depois, a Nortox passou a sintetizar o herbicida Trifluralina e aos poucos implantou unidades para produzir os intermediários necessários à sua fabricação. Para isso, precisou dominar a tecnologia da aminação, cloração, nitração e fluoração. Nos anos seguintes, a indústria passou a produzir o Alaclor técnico e formulado, o Dimetoato técnico e formulado e o Diuron técnico e formulado.

A década de 80 foi marcada por grandes mudanças na agricultura. O plantio direto só se tornou possível quando, em 1983, a Nortox passou a produzir, de forma pioneira no Brasil, o herbicida Glifosato. Com isso, o preço do Glifosato baixou significativamente e o plantio direto pôde ser adotado em todo o Brasil.

Nos anos 90, o que muda é o cenário empresarial: registram-se as fusões de empresas, o crescimento das multinacionais no segmento de agroquímicos, através da importação dos ingredientes ativos, e o fechamento de linhas de produção no País.

A Nortox define um novo planejamento estratégico e trilha caminho inverso, ampliando sua linha de produtos e sintetizando novas moléculas no Brasil, com foco nas culturas para as quais a empresa tinha maior vocação.

Nesta década, a empresa continuou sua marcha e acompanhando o crescimento do agronegócio brasileiro, em 2004 a Nortox reafirma, com a instalação de uma nova unidade industrial, em Rondonópolis-MT, seu compromisso fundamental com a agricultura brasileira, que consiste na produção, no Brasil, dos insumos básicos para atender à nossa agricultura. Denominada Nortox Centro-Oeste, a nova unidade tem área construída de 42.000 m², gerando mais de 150 empregos, e tem capacidade de produção de 70.000.000 de litros/kg/ano em agroquímicos.

Resultado: hoje a Nortox é a maior empresa nacional de agroquímicos e mantém bem sucedida disputa de mercado com as multinacionais do setor.

Galeria de fotos

Arapongas 43-3274-8585 - Rondonópolis 66-3439-3700

© Nortox SA. Todos os direitos reservados.