Home / Informações / Perguntas e Respostas / Café

Quais são os ácaros que causam danos a cafeicultura?

Ácaro Vermelho - Oligonichus ilicis
Ácaro Branco – Polyphagotarsonemus Ltus
Ácaro da Leprose – Brevipalpus Phoenicus

A espécie robusta se mostra como praga importante para o ácaro vermelho, principalmente em plantas novas. Para o controle químico do ácaro vermelho, recomenda-se Abamectin Nortox, tendo um controle simultâneo de bicho mineiro – Leucoptera Coffeella.

Qual a época de incidência e o controle químico mais eficiente para a praga da broca do café?

O ataque da broca do café na espécie café arábica está nos meses de dezembro a fevereiro e para espécie café robusta de fevereiro a abril. Para o controle químico, o mais eficiente está no produto com princípio ativo endosulfan, ex: Endosulfan Nortox.

Qual o método de controle do mato mais usado na cafeicultura?

O controle químico, devido ao baixo custo e alta eficiência, com morte efetiva das ervas sem pegamento, mesmo em períodos de chuvas. Hoje estima-se que 80% das áreas de café sejam tratadas com herbicidas, principalmente pós-emergentes. No caso dos solos ficarem nus pelo excesso de herbicidas, há necessidade de evitar o uso de herbicidas para recuperação vegetal.

Quais são as doenças principais da cultura do café?

Ferrugem do café, Cercosporiose, Mancha ascochyta e seca dos ponteiros, Roseliniose, Mancha aureolada e outras bacterioses.

O uso de variedade resistente à ferrugem do café pode substituir o controle químico?

A variedade resistente é um manejo para facilitar a operação dentro da propriedade, onde o controle químico é mais difícil de ser praticado como em sistemas adensados áreas montanhosas e para produtores menos tecnificados. Ainda assim, o controle químico dá um acréscimo em produtividade de 10 a 20% na produção.

Qual a época de controle da Broca do café?

Quando se detectar através de amostragem uma infestação de 3% de frutos perfurados. O monitoramento é primordial para identificação da praga.

Quando devo aplicar Abamectin Nortox na praga do bicho mineiro?

O momento ideal está nos meses de novembro/dezembro e nos meses fevereiro/março, com dosagens de 600 ml para cada aplicação.
Nota = Sempre fazer a pré-mistura com óleo vegetal Nortox a 0,25% do volume de calda.

Qual é a época de controle para as principais doenças?

Ferrugem do Café = Recomenda iniciar a aplicação quando a infestação atingir 5% e repetir a mesma se este nível for novamente atingido.
Cercosporiose = Aplicação preventiva, iniciando-se em Dezembro/Janeiro, com um total de duas aplicações, até março, período crítico da doença.
Mancha Ascochita = Aplicação deve ser feita no início do aparecimento dos primeiros sintomas da doença na folha e repetir 60 dias após.
Seca dos Ponteiros = O contole é preventivo, iniciando aplicações antes da florada e uma segunda aplicação após florada (flor murcha) e uma terceira se as condições forem favoráveis. Quando constatada a doença atacando o ponteiro no final do período da chuvas (abril/maio), fazer 1 a 2 aplicações com intervalo de 30 dias.

Dentre os controles, qual é o mais usado para a praga do bicho mineiro?

O Controle químico é a forma mais usada. Ele visa a mortalidade das larvas dentro das folhas, embora possa haver ação paralela contra os adultos, ovos e crisálidas do bicho mineiro. Dois processos no controle químico são utilizados com bastante eficiência, via pulverização na folhagem e via solo com produtos sistêmicos.

Existe algum cultivar mais tolerante à broca do café?

Não se conhece nenhum material em cultivo comercial que não seja atacado pela praga. O café robusta tem se mostrado a espécie com melhor preferência pela broca do café.

Atenção!

O conteúdo desta página tem caráter meramente informativo e preliminar. As informações aqui veiculadas não substituem, sob nenhum aspecto, a orientação direta e aprofundada de profissionais devidamente habilitados. Antes de adquirir ou usar qualquer defensivo agrícola, consulte um engenheiro agrônomo e peça venda sob receituário agronômico.

Informativo

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber informações e novidades Nortox

Arapongas 43-3274-8585 - Rondonópolis 66-3439-3700

© Nortox SA. Todos os direitos reservados.